DESTAQUES

14 de jun. de 2012

Dia Mundial do Doador de Sangue



O dia mundial do doador de sangue é comemorado nesta quinta-feira (14) em todo o país e, neste ano, o tema é “todo doador de sangue é um herói”. Veja quais são os requisitos para poder doar sangue.


Requisitos básicos para doação de sangue
» estar em boas condições de saúde.
» ter entre 16 e 67 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessáriosformulário de autorização).
» pesar no mínimo 50kg.
» estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
» estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
» apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (carteira de identidade, cartão de identidade de profissional liberal, carteira de trabalho e previdência social).
Impedimentos temporários


» resfriado: aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas.
» gravidez: 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.
» amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).
» ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.
» tatuagem nos últimos 12 meses.
» situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis, como não usar preservativo com parceiros ocasionais ou desconhecidos: aguardar 12 meses.
Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins são estados onde há alta prevalência de malária. Quem esteve nesses estados deve aguardar 12 meses.

Impedimentos definitivos


» hepatite após os 11 anos de idade.
» evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: hepatites b e c, aids (vírus hiv), doenças associadas aos vírus htlv i e ii e doença de chagas.
» uso de drogas ilícitas injetáveis.
» malária.
Respeitar os intervalos para doação
» homens 60 dias: até 4 doações por ano.
» mulheres 90 dias: até 3 doações por ano.
Na triagem de doadores, a fundação pró-sangue obedece a normas nacionais e internacionais de segurança do sangue, do ministério da saúde, da associação americana e do conselho europeu de bancos de sangue. O alto rigor no cumprimento dessas normas visa oferecer proteção ao receptor e ao doador.
Direitos do doador

O doador voluntário tem direito a um atestado médico que lhe concede um dia de folga no trabalho ou na escola. Doadores regulares são isentos das taxas de inscrições em concursos públicos. Além de ajudar a salvar vidas, quem decide doar sangue tem a oportunidade de passar por uma avaliação médica criteriosa de forma gratuita.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...