DESTAQUES

10 de jul. de 2012

Manteiga x Margarina







O que seria do café da manhã sem o sabor da manteiga e da margarina? 
Além de rechear um pãozinho quente nas primeiras horas do dia, os produtos também são usadas em diversas receitas doces e salgadas. No entanto, há uma certa disputa: qual é o mais saudável e o mais saboroso.


A manteiga é derivada do leite de vaca e, portanto é um produto de origem animal, a qual fornece gordura saturada e se for consumida em excesso pode provocar um aumento nas taxas de colesterol. Ela contém CLA (ácido linoléico conjugado), o qual possui ação anticancerígena, anti-aterogênica, anti-diabetogênica e está relacionada a alterações na composição corporal, aonde se leva a redução de gordura e o aumento de massa muscular. A manteiga é o tipo de gordura mais natural disponível atualmente, mas deve ser controlada a quantidade a ser consumida por diabéticos, hipertensos, cardíacos e pessoas com colesterol elevado.

A margarina é derivada de óleos vegetais, mas para que os óleos vegetais fiquem sólidos eles precisam passar por mudanças na sua estrutura, sendo uma destas mudanças o processo pelo qual a margarina passa é a hidrogenação que leva a formação de gorduras trans, a qual reduz o bom colesterol (HDL) e eleva o mau colesterol (LDL). Outro processo é o de interesterificação, aonde se adiciona hidrogênios ao óleo.

Observe na tabela abaixo os tipos de gorduras presentes em margarinas e na manteiga (gramas/porção*) 


Quantidade de gorduras fornecida por porção de manteiga ou margarina


Produto 
gordura total (g)
gordura saturada (g)
gordura trans (g)
gordura trans + saturada (g) 
Manteiga 
10,8
7,2
0,3
7,5
Margarina bastão
11,4
2,3
2,4
4,7 (82% gordura) 
Margarina tubo
11,2
1,9
1,1
3,0 (80% gordura)

*uma porção é definida como 13-14 g, aproximadamente uma colher de sopa de manteiga ou margarina 





LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...